O Grupo


O Núcleo Constantin se originou de uma série de oficinas de montagem ministradas por Jacqueline Pinzon no Centro Cultural Companhia de Arte, na cidade de Porto Alegre entre os anos de 2004 e 2007. Neste período foram realizadas diversas montagens, dentre essas destacam-se: Fragmento de Bodas – Experimento II, sobre textos de García Lorca; (2005) Eu chovo, Tu Choves, Ele Chove de Sylvia Orthoff (2006); e A Aurora da Minha Vida, de Naum Alves de Souza (2007). Ao final deste período, a diretora propôs para seus alunos- atores a transformação daquele coletivo em um grupo teatral.



Núcleo Constantin- Teatro de Investigação foi formado no segundo semestre de  2007 e consolidou sua  primeira formação em abril de 2008. Como o próprio nome diz, é dedicado à investigação cênica e à aquisição das competências específicas que formam o artista teatral contemporâneo.

Assim, o grupo reúne pesquisadores que se interessam por conhecimentos práticos e teóricos relativos às narrativas cênicas múltiplas caracterizadas pela ocupação e encenação em espaços não-convencionais; pelo uso de recurso expressivos da performance-art; bem como das experiências híbridas em teatro e suas relações com as novas tecnologias da cena.  


Em seus primeiros dois anos, o Núcleo Constantin desenvolveu seu trabalho com exercícios de atuação  oriundos dos sistemas de treinamento presentes nas obras de Constantin Stanislavski, Jerzy Grotowski e Eugênio Barba, esta pesquisa específica culminou com a apresentação do espetáculo O Enredo Não Morreu Apenas foi Fumar Um Cigarro, que utilizava fragmentos de textos de Bernard-Marie Koltés.



A partir de 2009 o grupo muda seus trajetos e passa a dedicar-se as poéticas tecnológicas de encenação e atuação, tendo passado dois anos em sala de pesquisa praticando a intervenção das mídias em cenas  de cunho improvisacional.



Para o ano de 2011 o Núcleo Constantin prepara seu novo espetáculo: Realidade Aumentada, com estreia prevista para agosto, a encenação trabalha com os conceitos de documentário elástico, autobiografia e novas tecnologias  na cena teatral.



O Núcleo Constantin atualmente é um trio formado por Maurício Casiraghi e Izadora Fontoura, atores-pesquisadores e Jacqueline Pinzon diretora e pesquisadora teatral.