terça-feira, 19 de abril de 2011

A REALIDADE AUMENTADA DIMINUIU – A EXPERIÊNCIA GULLIVER


O Núcleo Constantin a partir do mês de abril passou a ensaiar na Casa de Cultura Mario Quintana. O pessoal da CCMQ nos recebeu muito bem e está super bacana trabalhar por ali. No novo local a nossa primeira experiência foi o Mapeamento de Projeção - uma técnica de Realidade Aumentada que ultrapassa os limites da tela branca tradicional. Esta pode, através de softwares especializados e um projetor, transformar superfícies diversas (como objetos cotidianos e até edifícios) em um display dinâmico que proporciona uma interação entre o real (o objeto como tela) e o virtual (o material visual projetado). Na prática, é ajustar uma projeção bidimensional sobre uma superfície tridimensional.

A experiência com Mapeamento de Projeção (Projection Mapping) foi realizada com uma ferramenta desenvolvida pelo Núcleo Constantin a partir do Software Isadora. Assim, foi possível calibrar a imagem projetada sobre os volumes de maneira rápida e eficiente.

Normalmente a projeção é feita sobre prédios e grandes volumes, no caso da nossa cena, que chamamos de Experiência Gulliver, esta foi feita sobre pequenas caixas retangulares e um cavalinho de cerâmica com o qual a Jacque se divertia na cena.

Veja as experimentações no vídeo abaixo.

video

Nenhum comentário:

Postar um comentário