segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011


Experimentações Para o Novo Espetáculo

Desde de janeiro deste ano o Núcleo vem se encontrando em reuniões de preparação para 2011. Semana passada (de 07 a 13 de fevereiro) retomamos o trabalho prático voltado à pesquisa do novo espetáculo Realidade Aumentada com estreia prevista para 2011. Esta será nossa primeira montagem que inclui novas tecnologias na cena, as quais estamos pesquisando desde 2010.

O foco do trabalho são ações exploratórias da relação do ator com as ferramentas tecnológicas, sejam elas digitais - como o uso de softwares variados, ou a utilização de recursos oriundos de algumas ferramentas analógicas já esquecidas.

Mas para que isso aconteça é preciso conhecer as fases da concepção e criação de imagens para a cena, manipular suas gêneses e suas possíveis interações com o ator em tempo real.

Por esta razão, nosso treinos tem se composto de encontros onde exploramos desde a programação até a interatividade propriamente dita.

O software utilizado para programar alguns desses experimentos chama-se Isadora (www.troikatronix.com), ferramenta de manipulação de gráficos e vídeos com interatividade em tempo real. Como periférico de interação para o sistema de partículas, foi utilizado o controle Wiimote, desenvolvido pela Nintendo.

Também trabalhamos com gráficos desenhados e manipulados ao vivo por um sistema de captação infra-vermelha os quais foram desenvolvidos na linguagem de programação open source Processing (www.processing.org).



Assista abaixo o vídeo que documenta um dos conjuntos de experiências realizadas na semana de 07 a 13 de fevereiro de 2011.




Adicionar vídeo








Um comentário:

  1. Núcleo! Parabéns pelos experimentos. Gostei muito do vídeo. Parece um universo paralelo, ondas energéticas, enfim... pura "tecnocriatividade"... quero assistir!!!

    ResponderExcluir